Notícia
Geral - 29/09/2025 17:09:00

Venda Nova será a primeira cidade do interior do ES a receber uma Praça da Ciência

Espaço interativo vai transformar conhecimento em aprendizado vivo, com equipamentos de Física, Astronomia, Biologia e um jardim sensorial

Venda Nova do Imigrante será a primeira cidade do Espírito Santo, além da capital Vitória, a contar com uma Praça da Ciência, um espaço inovador que funcionará como sala de aula a céu aberto. O projeto será implantado ao lado do Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, na Vila Betânea, com foco na educação.

A Praça da Ciência é voltada ao conhecimento e terá caráter pedagógico, sendo utilizada pelas escolas do município e região em atividades orientadas pelos professores. O espaço contará com equipamentos de Física, Astronomia e Biologia, além de um jardim sensorial, que conecta a biodiversidade local ao aprendizado científico.

O projeto será executado com recursos do Ministério da Educação, em uma parceria da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (FEST) com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante é responsável por ceder o terreno, realizar as obras estruturantes e disponibilizar um monitor para acompanhamento das atividades.

Para Viviana Borges Corte, do Laboratório de Popularização da UFES, a iniciativa é fundamental para o empoderamento social e a garantia de acesso à ciência para todos, oferecendo educação e informação científica de forma interativa. “A Praça promove o interesse pela ciência e tecnologia entre crianças e jovens, estimula habilidades críticas e criativas e funciona como um espaço não formal de educação. Ao fortalecer a comunidade e incentivar a participação social, a praça contribui para o desenvolvimento educacional e cultural da região, promovendo inclusão e acesso ao conhecimento”, pontua.

Gabriel Luchini, que é Físico Teórico, Professor do Departamento de Física da UFES e atualmente Secretário Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ressalta que a construção de uma praça de ciências em Venda Nova do Imigrante representa muito mais do que a criação de um novo espaço urbano. 

“Trata-se de um marco simbólico e concreto de que a educação científica deve estar na base de uma sociedade que busca o desenvolvimento.O objetivo é mais profundo e mais amplo: despertar em crianças, jovens e adultos o espírito crítico, a curiosidade pelo conhecimento e a compreensão de que a ciência está presente em todos os aspectos da vida.”

Nesta quarta-feira (24), o secretário municipal de Educação, Tiago Altoé, acompanhado por servidores das Secretarias de Educação e de Turismo e Cultura, visitou a Praça da Ciência de Vitória, referência no Estado. Participaram desse momento a Diretora dos Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) de Vitória, Eliane Marques, o Professor do Departamento de Física da UFES, Gabriel Luchini, a servidora do Laboratório de Popularização da UFES, Viviana Borges Corte, o Presidente da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (FEST), Armando Biondo e o Assessor sênior da Secretaria Municipal de Educação de Vitória, Trajano Conti Ferreira. 

“A Praça da Ciência será um grande avanço para a educação em Venda Nova. Esse espaço será uma ferramenta para professores e estudantes, conectando teoria e prática de forma interativa e acessível. É mais uma oportunidade de aprendizado com inovação”, destacou o secretário Tiago Altoé.

Além do impacto pedagógico, o projeto também dialoga com o turismo, pois poderá ser utilizado por escolas de outros municípios. Além disso, a FEST ressalta que a iniciativa fortalece a economia, promove a integração entre saberes tradicionais e acadêmicos e incentiva os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com essa conquista, Venda Nova se posiciona como protagonista na chamada “Rota da Ciência”, iniciativa que conecta cultura, tecnologia e tradição em prol de um futuro mais sustentável e inclusivo nas Montanhas Capixabas.

Informações à imprensa:

Carla Caliman Terra
Gerência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante

(27) 99953-0182
comunicacao@vendanova.es.gov.br

Fonte:
Notícias Relacionadas