Notícia
Geral - 06/02/2026 15:02:00

Educação de Venda Nova conquista Selo Ouro em premiação nacional de alfabetização

Município foi reconhecido pelo Governo Federal pelas práticas de alfabetização desenvolvidas na rede municipal de ensino


A Educação de Venda Nova do Imigrante alcançou um importante reconhecimento nacional ao conquistar o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, concedido pelo Governo Federal aos estados e municípios que se destacam na alfabetização de crianças na idade certa, especialmente até o 2º ano do Ensino Fundamental. A premiação reconhece os resultados e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo município ao longo de 2025.

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, também conhecido como Selo Criança Alfabetizada, avalia o comprometimento das redes de ensino com políticas públicas estruturadas, contínuas e baseadas em evidências, voltadas à garantia do direito à alfabetização. Para alcançar o Selo Ouro, a Secretaria Municipal de Educação de Venda Nova precisou atender a rigorosos requisitos e cumprir 50 critérios de avaliação, que analisam desde a gestão educacional até os resultados efetivos de aprendizagem.

O bom resultado é fruto do empenho e dedicação de todos os profissionais da Educação, que, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, se dedicam desde o acolhimento das crianças e seguem durante todo o processo de ensino e aprendizagem. A pré-alfabetização começa na Educação Infantil e se consolida no Ensino Fundamental.

As práticas avaliadas em Venda Nova foram desenvolvidas em 2025 em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental: EMEF Liberal Zandonadi, EMEF Atílio Pizzol, EMEF Caxixe e EMEIEF Pindobas, envolvendo 1.477 estudantes, do 1º ao 5º ano. 

A avaliação considerou aspectos como a colaboração entre União, Estado e Município, a institucionalização da política de alfabetização, a formação continuada de professores e gestores, a oferta de materiais didáticos complementares e, principalmente, os resultados alcançados no Indicador Criança Alfabetizada, que mede o nível de alfabetização das crianças na idade adequada.

Segundo a articuladora Municipal da Renalfa (Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização) e servidora da Secretaria Municipal de Educação, Regiane Passabão Lozorio, a conquista do Selo Ouro é resultado de um trabalho técnico, criterioso e contínuo. “Alcançar o Selo Ouro é um grande desafio, pois exige a apresentação de muitas evidências e documentos que comprovem as práticas adotadas no município. Estamos muito felizes com essa conquista, que reconhece o esforço coletivo da nossa rede”, destacou.

O selo é concedido em três categorias: Bronze, Prata e Ouro,  de acordo com a pontuação obtida. Em 2024, Venda Nova do Imigrante recebeu o Selo Prata. Já pelos resultados alcançados em 2025, o município foi reconhecido com o Selo Ouro, a mais alta categoria da premiação.

A cerimônia oficial de entrega do Selo Ouro será realizada em Brasília, em data a ser definida pelo Governo Federal no mês de março.

O prefeito Dalton Perim comemorou a conquista e destacou o trabalho coletivo da rede municipal. “Esse reconhecimento nacional é motivo de muito orgulho para Venda Nova. Ele reflete o empenho dos nossos professores, gestores escolares, equipes pedagógicas e de todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação, que trabalham diariamente para garantir uma alfabetização de qualidade às nossas crianças”, afirmou. 

Já o secretário municipal de Educação, Tiago Altoé, ressaltou a importância estratégica da alfabetização na formação dos estudantes. “Alfabetizar na idade certa é garantir o direito básico à aprendizagem e criar bases sólidas para toda a trajetória escolar. O Selo Ouro mostra que estamos no caminho certo, com políticas bem estruturadas, formação contínua, acompanhamento constante dos resultados e excelentes servidores na rede municipal de ensino ”, destacou.

O Selo Criança Alfabetizada foi criado com objetivos estratégicos, como mobilizar estados e municípios em torno de metas claras, reconhecer e estimular boas práticas de gestão educacional, fortalecer o regime de colaboração entre os entes federativos, incentivar o uso de dados e avaliações para orientar políticas públicas mais eficazes e garantir que a alfabetização seja tratada como prioridade permanente.

Essa iniciativa coloca a criança no centro da política pública, valoriza o trabalho dos profissionais da educação, contribui para a melhoria da qualidade do ensino público e reforça o compromisso do Estado com o direito à educação, assegurado pela Constituição Federal.


Fonte:
Notícias Relacionadas