Notícia
Geral - 01/07/2025 18:07:00



A cidade de Venda Nova do Imigrante contará, a partir do mês de julho, com quatro relógios turísticos equipados com termômetro e design arquitetônico pensado para harmonizar com a paisagem e a identidade cultural do município.


A instalação é fruto de uma parceria público-privada firmada entre a Prefeitura de Venda Nova e a cooperativa Sicoob, vencedora da chamada pública nº 000002/2025, realizada em maio. O processo licitatório contou também com a participação da cooperativa Sicred. O Sicoob apresentou proposta para todos os pontos definidos no edital e foi sorteado para assumir o ponto do centro da cidade.


Os novos relógios turísticos serão instalados nos seguintes locais: no distrito do Caxixe, distrito de São João de Viçosa (às margens da BR 262) e no Bairro Vila Betânia (às margens da 262, nas proximidades da Bel Pan).


O projeto arquitetônico dos relógios é assinado pelo arquiteto Emílio Caliman e mescla elementos do estilo rústico com traços da arquitetura contemporânea. Além do relógio e do termômetro, os equipamentos terão bancos integrados e o nome da cidade em destaque, tornando-se pontos instagramáveis e acolhedores para moradores e turistas.


A ordem de serviço foi assinada no dia 13 de maio pelo prefeito Dalton Perim. Participaram da solenidade, realizada na Prefeitura, a secretária de Turismo, Cultura e Artesanato, Lícia Caliman, e os representantes do Sicoob: Cleto Venturim (presidente), Mayara Caus (diretora operacional) e Giovane Bissoli (diretor executivo).


É mais uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, com o objetivo de valorizar nossa cidade e oferecer mais informação e estrutura para moradores e turistas. O turismo é uma das prioridades da nossa gestão e queremos fazer de Venda Nova, que já é reconhecida como a Capital Nacional do Agroturismo, um destino cada vez mais preparado, acolhedor e cheio de novidades para atrair visitantes e movimentar a economia local.” destacou o prefeito Dalton Perim.


O presidente do Sicoob, Cleto Venturim, também celebrou o simbolismo do projeto. “Iniciar esse projeto em Venda Nova, em parceria com a Prefeitura, tem um significado muito especial para o Sicoob. Foi nesta cidade que abrimos as portas pela primeira vez e agora, ao celebrarmos 30 anos de história, retornamos às nossas origens com uma ação simples na forma, mas carregada de simbolismo. O cuidado com os detalhes em obras como essa potencializa o turismo, movimenta a economia local e fortalece o sentimento de pertencimento da população.”


A instalação do primeiro relógio está prevista para o início de julho deste ano.


Informações à Imprensa:

Carla Caliman Terra

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante

(27) 99953-01822

Fonte: ASCOM PMVN
Notícias Relacionadas