Notícia
Geral - 18/08/2025 15:08:00

Prefeitura realiza o 2º Seminário Intermunicipal de Política Pública para a População em Situação de Rua

A iniciativa vai reunir profissionais da Assistência Social, Secretaria de Saúde, Hospital, Polícias Civil e Militar, comerciantes, além de representantes de municípios vizinhos, e também será aberta à participação da população.



Com o tema "Cuidado Social e Saúde Mental nas Ruas: Acolhimento que transforma", a Prefeitura de Venda Nova, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS),  realiza, no dia 26 de agosto, o 2º Seminário Intermunicipal de Política Pública para a População em Situação de Rua. O evento será no Auditório do SENAC, das 8h às 12h.  


A iniciativa vai reunir profissionais da Assistência Social, Secretaria de Saúde, Hospital, Polícias Civil e Militar, comerciantes, além de representantes de municípios vizinhos, e também será aberta à participação da população. O objetivo é capacitar agentes públicos e parceiros para o atendimento digno dessa população, assegurando direitos fundamentais e reforçando o compromisso com a superação da situação de rua.


O seminário acontece em agosto, mês em que se celebra o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua (19 de agosto), e contará com palestras, mediação e espaço para debate e relatos de experiências.


Faça sua inscrição pelo formulário online: CLIQUE AQUI!


Ações já realizadas em Venda Nova


Somente no primeiro semestre de 2025, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) realizou 803 atendimentos individualizados e 120 abordagens sociais nas ruas do município. O trabalho envolve a oferta de café da manhã, kits de higiene, banho, passagens de ônibus, cobertores, marmitas, roupas, além do restabelecimento de contato com familiares, encaminhamentos para o mercado de trabalho, clínicas de internação e consultas de saúde.


Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Letícia Perim, após as intervenções e acompanhamento da equipe, 10 pessoas conseguiram construir melhores condições de vida e sair das ruas.

Em 2024, o SEAS foi reconhecido pelo Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16) com o Prêmio Profissional Maria Cristina Rossi, na categoria Psicologia Social, pelo trabalho “O apoio peripatético na superação da situação de rua”, coordenado pelo psicólogo André Avancini Flores, atual coordenador do CREAS.


2º Seminário Intermunicipal de Política Pública para a População em Situação de Rua

Dia: 26 de agosto
Local: Auditório do Sebrae
Horário: 08h às 12h


Programação:

8h: Credenciamento

8h30: Abertura oficial

9h: Palestras e mediação

10h: Debate e relatos

12h: Agradecimentos e encerramento


Mais informações: (28) 99936-8668 (CREAS)


Fonte:
Notícias Relacionadas