Notícia
Geral - 12/01/2026 17:01:00

Produtores rurais devem utilizar o aplicativo Nota Fiscal Fácil a partir de 2026

Prefeitura oferece apoio técnico para auxiliar na adaptação ao novo sistema de emissão de notas fiscais



A partir de 1º de janeiro de 2026, a emissão da Nota Fiscal Avulsa eletrônica (NFA-e) no Espírito Santo passa a ser realizada exclusivamente por meio do aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), ferramenta oficial disponibilizada pela Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ). Diante dessa mudança, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante está mobilizada para orientar e apoiar os produtores rurais do município durante o período de adaptação.

O aplicativo NFF é gratuito, pode ser baixado em celulares Android e iOS e foi desenvolvido para simplificar a emissão de documentos fiscais eletrônicos, como NF-e, especialmente para Produtores Rurais, Microempreendedores Individuais (MEI) e Transportadores Autônomos de Cargas (TAC). Com a descontinuação do sistema NFA-e, o uso da nova plataforma passa a ser obrigatório.

Em Venda Nova do Imigrante, os produtores contam com atendimento presencial em dois pontos de apoio: o Núcleo de Atendimento ao Contribuinte (NAC), localizado na Sala do Empreendedor, e a Secretaria Municipal de Agricultura e Produção Animal, onde equipes estão preparadas para auxiliar na instalação do aplicativo, esclarecimento de dúvidas e orientação sobre o correto uso da ferramenta.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Sávio Filete, a Prefeitura estruturou um atendimento específico para garantir que nenhum produtor fique desassistido. “A emissão da nota fiscal é fundamental para o produtor e para o município. Estamos oferecendo suporte completo para que todos consigam se adaptar ao novo sistema e continuem comercializando seus produtos de forma regular”, destacou.

A secretária municipal da Fazenda, Maria Casagrande Lachini, explica que a mudança segue uma determinação da Sefaz e faz parte de um processo de modernização fiscal. “Esse é um momento de transição. Sabemos que toda mudança exige adaptação, e por isso a Prefeitura está à disposição para orientar, colaborar e facilitar esse processo para os produtores rurais”, afirmou.

Além de garantir regularidade fiscal, a emissão correta das notas contribui diretamente para o fortalecimento da economia local, para o acesso a benefícios previdenciários e fiscais e para investimentos em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

Os produtores que ainda não utilizam o aplicativo ou que tenham dúvidas podem procurar atendimento no NAC - Sala do Empreendedor, na Avenida Evandi Américo Comarela, nº 1003, bairro Marmim (ao lado do Fórum), ou diretamente na Secretaria Municipal de Agricultura e Produção Animal. Como aderir
Possuir inscrição de Produtor Rural
Ter senha no gov.br
Baixar o aplicativo da NFF no celular

Informações:

NAC, localizado na Sala do Empreendedor e do Cidadão
Telefone: (28) 99927-1366
Atendimento: De segunda a quinta, das 12h às 18h, sexta de 11h30 às 17h30
Endereço: Avenida Evandi Américo Comarela,1003, Marmim.

Secretaria Municipal de Agricultura e Produção Animal
Telefone: (28) 99936-9816
Atendimento: 12h às 18h, de segunda à sexta-feira.      
Endereço: Centro Agroambiental - Av. Domingos Perim, 1231, Providência. 


Fonte:
Notícias Relacionadas